terça-feira, 13 de setembro de 2011

Clube do Vinil, Clan Mac Norse e Jump JazZ na semana do Café Parangolé

O Clube do Vinil está de volta e agora é semanal. Todas as quintas ligamos um toca discos no bar para ouvir samba, mpb rock, jazz, tudo em discos de vinil.

A entrada custa R$ 3,00, mas se você levar seus discos, entra de graça. Início 19:30 h.

No sábado, 17 de outubro, o Grupo Clan Mac Norse volta a se apresentar no Café Parangolé: 


O Grupo Clan Mac Norse apresenta a música tradicional das regiões nórdicas, a Escandinávia, (composta pela Dinamarca, Suécia e Noruega) e a Finlândia. É o novo trabalho do multi-instrumentista Carlos Simas em conjunto com Anna Ditmar, Deni Ribas e Julio Coelho.

Após mais de dois anos de pesquisa com temas folclóricos, instrumentos musicais, cultura, história e a participação de brilhantes instrumentistas, resultou no trabalho de música nórdica mais completo do Brasil. É muito raro a música dessa região aqui no Brasil devido ao fato de possuir poucos imigrantes nórdicos comparado a outros povos que contribuíram na colonização do nosso país.

Dentre os instrumentos musicais mais típicos, estão o violino, o jew’s harp (ancestral da harmônica de boca), kantele (espécie de lira com similares nas regiões do mar báltico), flautas de diversos tipos e instrumentos que estavam quase em desuso nessas regiões e que recentemente estão sendo retomados como a harpa. Muitos ritmos de dança são comuns na Europa central como a polca, polska, marcha, mazurca, valsa, Ringlander, hornpipe e schottis. Existem muitos outros ritmos que são originais e exclusivamente nórdicos como hopsa, hambo , engelska, maanitus, kakkuri, halling, snoa, ganglat.

A banda também complementa o repertório com temas de origem céltica, medieval e renascentista, utilizando instrumentos musicais antigos como o violino medieval, harpa céltica e harpa gótica.

Instrumentistas:
Carlos Simas: kantele, flautas, harpa céltica, harpa gótica, jew’s harp.
Anna Ditmar: violino
Deni Ribas: violão, mandolim
Julio Coelho: violino

No domingo prossegue a temporada do Jump JazZ até o fim do ano.

Termo usado para aquela maneira super saltitante e performática de dançar.A época de ouro dos filmes envolvidos com a música, o jazz dos anos 20, 30 e proximidades, foi maravilhosamente rica e propiciou a fama imediata de nomes como Django, Benny Goodmann e muitos outros. O JumpJazZ é um grupo dedicado ao ambiente dessa época, como no filme “poucas e boas” de Wood Allen. Início: 20:30 h. Ingresso: R$ 8,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário